Evasão escolar em Campina Grande preocupa vereador Olimpio Oliveira que cobra ação dos poderes públicos


Preocupado com o aumento da evasão escolar em Campina Grande, o vereador Olimpio Oliveira trouxe o tema nesta semana durante sessão na Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), onde cobrou uma posição mais proativa dos entes públicos sobre essa problemática. “As crianças estão deixando de ir para as escolas e onde é que estão?”, provocou o vereador.

 

“Nós ficamos indignados quando uma criança vem com uma bisnaga e joga água no para-brisa do nosso carro. Mas nós não perguntamos porque essa criança não está na escola, ou onde estão os pais dessa criança”, comentou Olimpio ao lembrar que em outros países os educadores vão atrás dessas crianças para saberem os motivos de terem deixado suas salas de aula. “E aí eu pergunto o que os poderes públicos podem fazer, para que essas crianças não passem a fazer primeiramente parte das estatísticas de evasão escolar e depois de vítima ou de cometer uma infração penal. E esse exército de crianças se avoluma e é invisível”, veja o depoimento completo: https://youtu.be/X1WI5S2OHRc

 

Em 2018, conforme apontou um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 30,7% dos jovens brasileiros entre 15 a 17 anos estão com atraso ou fora do ambiente escolar.  Neste mesmo ano, 252 famílias campinenses foram atendidas pelo Conselho Tutelar de Campina Grande por terem crianças que faltaram a aulas ou desistiram do ensino.

 

Assessoria de comunicação